Livre ERP

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Livre ERP

Sistema Comercial Open Source


4 participantes

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    admin
    admin
    Admin


    Mensagens : 149
    Data de inscrição : 16/01/2008
    Idade : 38
    Localização : Manaus - Am

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  admin Qua Jan 30, 2008 6:04 am

    Ola, amigos do Projeto Sia Consult, nesse segundo artigo aqui escrito para o Projeto estarei apresentando uma estrutura de Banco de Dados que e usada em sistemas que trabalham em Grade geralmente em segmentos de confecções de calcados.

    Bom o controle em Grade um recurso muito pedido quando se trabalha com clientes desses segmentos, pois os clientes podem saber as informações mais detalhadas sobre seus produtos.

    O mesmo pode saber qual tamanho que vende mais qual vende menos, assim ele pode pedir mais quantidade de um certo tamanho por que ele analisou no sistema que ele vende mais.

    Inicialmente a minha estrutura de grade e composto por 5 tabelas, isso mesmo 5 tabelas.

    Vou explicar para todas elas em detalhes, veja na figura abaixo a minha tabela de cadastro de produtos em grade que chamo de detalhada.


    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Cadastro1

    Linha (CODLIN) – Tabela onde e guardada os dados principais da Linha = Produto.

    Ex: Descrição, Unidade, CodFornecedor, CodMarca, CodGrupo, CodSubGrupo e TipoProduto.

    A segunda se chama Modelo (CODMODELO) e onde guardamos as referencias de cada linha, a mesma pode conter referencia, cor.

    A mesma se relaciona com a tabela de linha, pois a mesma contem um campo chamado CODLIN.

    Terceira Tabela se chama Produto (CODPROD) que e onde serão guardados os tamanhos de cada referencia, na mesma existe o campo CODMODELO para se relacionar com a tabela MODELO.

    Ex: Linha = Sapato
    Referencia = 123, cor= Preta.

    Tamanhos

    34
    36

    Quarta Tabela se chama Estoque (CODEST) e onde são guardados os estoque (Quantidade em Estoque) de cada PRODUTO e de cada empresa, na mesma existe o campo CODPROD para relacionamento com a tabela PRODUTO.

    Ex: O tamanho 38 pode ter a seguinte estrutura por loja.

    Tamanho = 34, Loja 1 = 5
    Tamanho = 36, Loja 2 = 10

    Quinta Tabela CODIGOBARRA (CODBARRA) ufa  , na mesma e onde salvamos os códigos de barras de cada produto, isso mesmo um produto pode ter mais de um código de barra, na mesma existe o campo CODPROD para relacionamento com a tabela PRODUTO.

    Na figura abaixo mostro um pequeno diagrama das Tabelas citadas com seus respectivos relacionamentos.


    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Modeloagem

    Bom pessoal já que temos que iniciar então pensei em iniciar mostrando a parte do cadastro de produtos que e celebro do nosso sistema.

    Como comentei no inicio esse sistema será um sistema varejista, e essa estrutura de tabelas pode ser usada para montar um cadastro de um cliente de mercadinho como para um cliente que trabalha com grade como um cliente de calçados.

    Veja na figura abaixo uma tela de um cadastro simples que pode ser usada e quase todos os tipos de clientes.


    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Cadastrosimples


    Conclusão

    Nesse artigo expliquei como funciona um modelo de cadastro em Grade que pode ser usado para tipo de clientes e segmentos.

    Espero ter ajudado alguém e espero sugestões.

    Uma coisa.

    Estou precisando de um voluntário para fazer a modelagem do banco de dados usando alguma ferramenta de modelagem, pois o meu tempo nesse momento não esta dos melhores.

    Tenho um emprego e tenho meus próprios clientes e nas horas vagas estou começando a da um gás no nosso projeto, espero que tenhamos um voluntário logo.

    Vou postar o banco de dados em SQL Server para que todos possam dar seus palpites sobre o mesmo.

    Att.

    Sérgio de Castro Guedes - sergio@delphi.eti.br
    Coordenador Geral do Portal Planeta dephi www.delphi.eti.br e Editor Geral da Revista TiMagazine. Programador Delphi desde de 2005, experiências em MSSQL, Firebird.
    Atualmente tem sua própria empresa em Manaus-Am, Lider do projeto Sia Consult.
    avatar
    juliano.cesar


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 04/02/2008

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Re: Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  juliano.cesar Sáb Fev 09, 2008 6:56 pm

    Opa vlw Sergio pela ideia passadas com esse tutorial, deu pra dar uma noção boa do cadastro de grade ...

    Vlw

    Abração.
    avatar
    bodybuilding


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 29/01/2008

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Re: Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  bodybuilding Qui Fev 21, 2008 1:06 pm

    Ei sergio.
    amigo eu to com um problema aqui, susgiu esses dias, eu nunca tinha trabalhado com grade de produto melhor dizendo, com calçados e tamanhos de confeccoes, tu tem algum tutorial por ae ou modelo de db pra me mandar amigo, agradeço a ajuda.
    admin
    admin
    Admin


    Mensagens : 149
    Data de inscrição : 16/01/2008
    Idade : 38
    Localização : Manaus - Am

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Re: Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  admin Sex Fev 22, 2008 12:46 pm

    bodybuilding escreveu:Ei sergio.
    amigo eu to com um problema aqui, susgiu esses dias, eu nunca tinha trabalhado com grade de produto melhor dizendo, com calçados e tamanhos de confeccoes, tu tem algum tutorial por ae ou modelo de db pra me mandar amigo, agradeço a ajuda.

    Ola amigo, vou postar o meu banco para que todos possam analisar.

    Ai qualquer duvida sobre esse segmento estou aqui ora isso, pode contar comigo.

    vc entendeu o que tentei explicar no artigo acima ?
    avatar
    bodybuilding


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 29/01/2008

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Re: Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  bodybuilding Sex Fev 22, 2008 2:17 pm

    [quote="Admin"]
    bodybuilding escreveu:

    Ola amigo, vou postar o meu banco para que todos possam analisar.

    Ai qualquer duvida sobre esse segmento estou aqui ora isso, pode contar comigo.

    vc entendeu o que tentei explicar no artigo acima ?


    Entendi sim, se vc postase o banco eu te agradecia, ajudaria mais ainda, quero ver como que fica o relacionamento entre caracteristicas do produto em relação a tamanhos.

    vlw amigo.
    admin
    admin
    Admin


    Mensagens : 149
    Data de inscrição : 16/01/2008
    Idade : 38
    Localização : Manaus - Am

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Re: Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  admin Sáb Mar 01, 2008 8:23 am

    Desculpa a demora para responder mais amigo a parte de tamanhos ja esta explicada na imagem da modelagem..

    com essa base ai vc vai longe te garanto rsrs.

    abraços
    djonatas
    djonatas
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 27/02/2008
    Idade : 38

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Re: Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  djonatas Sáb Mar 01, 2008 3:51 pm

    olha eu aqui mais uma vez pegando no pé..........

    na boa esse modelo esta errado...

    1 - Unidade de produto não pode ser fixa.... unidade tem q ser detail de produto... tendo a opçãi ( booleano ) de unidade padrão...
    2 - Cade as unidades de conversão??? compro em caixa e vendo em unidade e ai ????
    3 - Cadastro de fornecedor não pode ser fixo...
    4 - Cade o código alternativo do fornecedor??
    5 - Quantidade de Tamanhos Fixo ??? Isso é uma tabela detail
    6 - Tabela de Estoque com apenas 1 chave primária ??? esse sistema não é para ser matriz filial ???
    7 - Cade os Lotes??
    8 - Cade os papéis.... ( não quero que apareça pano de chão na minha pesquisa de venda sendo que meu ramo é venda de equipamentos de informática mas compro pano de chão de um fornecedor qualquer para consumo...
    9 - Cade o histórico de movimentação do estoque??
    10 - um produto tem que apontar para umm grupo e esse grupo aponta para ele um outro grupo criando assim quantos niveis de grupo forem necessários...
    11 - Tributação ??? a tributação é feita por estado... então não pode ser fixa ela apenas assime uma classe de tributação depois dentro dessa classe é classificada a tributação para cada estado e junto com ela é classificado a CFOP da nota...
    12 - Preço de Compra??? não seria última compra ( por fornecedor )
    13 - preço de custo ??? não seria por filial ???
    14 - Preço de venda Fixo ??? não seria po lista de preço enquadrando representante / cliente / estado / ???



    Essas são algumas coisas claro que eu reconheço seu trampo e tals sem dúvida mas cara tente pensar um pouco mais anplo... não tinha essa visão de negócio até trabalhar com um ERP mas hj tenho essa visão de negócio...
    e acho que todos podemos aprender e muito com essa visão, sei que estou sendo chato mas quero tentar esclarecer algumas coisas para que não tenhamos problemas no futuro, então sugiro que alguém entre em contato cmg
    para via msn para ajudar a modelar o banco... desculpe mas na área de produtos sou crack e referente a grade de produtos deixamos isso mais a diante pq o buraco é MUITO mais em baixo do que mutios pensam... vlw
    admin
    admin
    Admin


    Mensagens : 149
    Data de inscrição : 16/01/2008
    Idade : 38
    Localização : Manaus - Am

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Re: Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  admin Seg Mar 03, 2008 7:35 am

    1 - Unidade de produto não pode ser fixa.... unidade tem q ser detail de produto... tendo a opçãi ( booleano ) de unidade padrão...

    R : Realmente esse recurso eu ate ja mudei no meu sistema, existe uma tabela de unidade onde apenas vinculo ele a linha.

    2 - Cade as unidades de conversão??? compro em caixa e vendo em unidade e ai ????

    R: Eu ja trabalho com unidade de conversões e tabelas de preços mais e não coloquei nesse artigo para não complicar.

    3 - Cadastro de fornecedor não pode ser fixo...

    R: Na verdade o que e para ser obrigatorio e so a marca, o fornecedor está ai por que eu cadastro as marcas para cada fornecedor, não deixo o cadastro somente de marcas.

    tenho Fornecedor quem fornece

    Fabricante que fabrica e as marcas são cadastradas ao fabricante, mais ai nesse artigo coloquei direto no fornecedor s para ilustrar a ideia.

    4 - Cade o código alternativo do fornecedor??

    O codigo alternativo que vc diz e a referencia ? eu uso ela haha mais precisa ter um campo a mais para tal?

    5 - Quantidade de Tamanhos Fixo ??? Isso é uma tabela detail

    R: tamanhos realmente quero mudar isso ai, ainda está fixo no meu sistema, por que ate agora nenhum cliente reclamou rs, mais aceitos sugestões, tenho que fazer algo melhor mesmo rsrs

    os tamanhos são gravados na tabela de produtos como ilustrado acima.

    6 - Tabela de Estoque com apenas 1 chave primária ??? esse sistema não é para ser matriz filial ???

    Na verdade o melhro seria as chaves primarias fosem nos campos CODEMP E CODPROD ? eu ja mude isso tbm

    7 - Cade os Lotes??

    Para ser sincero ainda trabalho com lotes, mais aceito sugestões, estou querendo implantar os lotes.

    8 - Cade os papéis.... ( não quero que apareça pano de chão na minha pesquisa de venda sendo que meu ramo é venda de equipamentos de informática mas compro pano de chão de um fornecedor qualquer para consumo...

    Não entendie bem.. haha

    9 - Cade o histórico de movimentação do estoque??

    Faltou postar essa tabela haha, mais como e exemplo foi simples nem postei, vou postar uma e vc comenta sobre ela blz ?

    10 - um produto tem que apontar para umm grupo e esse grupo aponta para ele um outro grupo criando assim quantos niveis de grupo forem necessários...

    Não entedie bem haha dei um de louro nessa.

    11 - Tributação ??? a tributação é feita por estado... então não pode ser fixa ela apenas assume uma classe de tributação depois dentro dessa classe é classificada a tributação para cada estado e junto com ela é classificado a CFOP da nota...

    Pode postar um exemplo, eu uso a tributação por estado mais no cadastro de naturezas.


    12 - Preço de Compra??? não seria última compra ( por fornecedor )

    Seria isso mesmo, mais nesse caso esta como o preço de compra geral, seria legal mudar isso mesmo, boa ideia, aceito sugestões.

    13 - preço de custo ??? não seria por filial ???

    Sim por isso eu deixo ele na tabela de estoque por la e guardado os preços e quantidade em estoque de cada empresa do grupo.

    14 - Preço de venda Fixo ??? não seria po lista de preço enquadrando representante / cliente / estado / ???

    Ta uma coisa legal que pode ser melhorada.

    Assim eu deixo livre o cliente se no caso ele não usar tabela de preços e usa esses preços.

    Mais se ele usar tabelas de preços eles as cadastra e comerça a suar os preços por la.

    Tou querendo mudar esse conceitos por tabela de preço direto mesmo.

    Boa observaçã, vejo que vc manja de varejo mesmo rsrs.

    Nossa parceria vai ser muito boa.

    outros membros precisamos de mais sugestões quando mais melhor.
    admin
    admin
    Admin


    Mensagens : 149
    Data de inscrição : 16/01/2008
    Idade : 38
    Localização : Manaus - Am

    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Re: Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  admin Seg Mar 03, 2008 7:44 am

    Essas são algumas coisas claro que eu reconheço seu trampo e tals sem dúvida mas cara tente pensar um pouco mais anplo... não tinha essa visão de negócio até trabalhar com um ERP mas hj tenho essa visão de negócio...

    Esse foi o motivo de montar esse sistema open source poder trocar esperiencias e crescer meus conhecimentos, assim todos saem ganhando.

    e acho que todos podemos aprender e muito com essa visão, sei que estou sendo chato mas quero tentar esclarecer algumas coisas para que não tenhamos problemas no futuro, então sugiro que alguém entre em contato cmg
    para via msn para ajudar a modelar o banco... desculpe mas na área de produtos sou crack e referente a grade de produtos deixamos isso mais a diante pq o buraco é MUITO mais em baixo do que mutios pensam... vlw

    Sobre as grades na verdade vamos no meu caso vai ser obrigatorios pois tenho muitos clientes de confecçoes e calçados por isso vamos comerçar a modelar as grades tbm..

    abraços

    Conteúdo patrocinado


    Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura Empty Re: Criação de Cadastros em Grades e simples na mesma estrutura

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 11:35 pm